“Esse tipo de operação já existia há trinta anos atrás, ela foi substituída por contêineres e agora volta com uma força muito grande. Você chega no mesmo lugar, só que de uma forma diferente. No caso da fruta ela chega no tempo correto para os clientes. Chega com qualidade melhor, sem interromper a cadeia logística e de fornecimento a todos os clientes. Então eu não tenho dúvida que graças a isso nós vamos vender mais, nós vamos melhorar nossa qualidade, vamos aumentar os empregos, aumentar a arrecadação, aumentar a exportação e vai ser benéfico para todos os produtores de fruta”, destacou Carlo Porro, CEO da Agrícola Famosa.
O secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN, Guilherme Saldanha, considerou que a logística para tirar a fruta embalada da fazenda até chegar no porto envolve várias oportunidades de emprego.
“É uma cadeia que envolve o combustível, o restaurante, um pequeno estabelecimento que fornece alimentação para caminhoneiros. Enfim, a preocupação do governo do estado em outubro, quando foi anunciado a saída da única companhia marítima das frutas do porto de Natal, era a gente não perder isso. A pedido da governadora Fátima nós encampamos um trabalho junto com as empresas exportadoras para que o Porto de Natal continue exportando as frutas do Rio Grande do Norte”, disse.
Pelo Porto de Natal, localizado no bairro da Ribeira, passam navios para exportação de sal, trigo, cargas de projeto eólico e industrial, mas a principal atividade é a de exportação de frutas frescas.