
A banda está completa. Percussão, metais, madeiras, violas, violinos, violoncelos e contrabaixos estão a postos para o primeiro concerto oficial da Banda Sinfônica da Cidade do Natal de 2015 que acontece esta terça, às 20h, no auditório do IFRN-Cidade Alta. Sob regência do trombonista Gilberto Cabral, o grupo formado por 60 músicos abre o programa com “A Caatinga” de Nilson Lopes (PE), e segue noite adentro com a clássica “Rhapsody in Blues” de George Gershwin (EUA), composição do também norte-americano Arthur Pryor, e peças dos alemães Friedebald Gräfe e J. Pachelbel. O acesso é gratuito.
A performance da Banda Sinfônica será pontuada por momentos distintos, e agrega valor ao receber como solista o mineiro Marcos Flávio Freitas (trombone). Experiente, o músico anota no currículo shows com as bandas que acompanham nomes conhecidos como Gal Costa, Ivan Lins, Toninho Horta, Rosa Passos, Carlos Malta e Henrique Cazes, entre outros. O trombonista também já dividiu palco com (a maestrina) Maria Schineider, o cantor Frank Sinatra Jr., e os músicos Bill Allread e Jeff Rupert – quatro artistas dos Estados Unidos.
O solista convidado é professor da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde exerce intensa atividade didática como professor de Trombone, Práticas Interpretativas do Choro e Coordenador do Coral de Trombones e Tubas da UFMG. Já foi professor convidado dos maiores festivais de música do país como Domingos Martins (ES), Pelotas (RS) e encontros da Associação Brasileira de Trombonistas por todo país. Marcos já dividiu o palco com músicos como Maria Schineider (EUA), Frank Sinatra Jr.(EUA), Bil Allread (EUA), Jeff Rupert (EUA), Rosa Passos, Gal Costa, Ivan Lins, Chico Amaral, Zé da Velha, Joel Nascimento, Vitor Santos, Henrique Cazes, Silvério Pontese Toninho Horta, dentre outros.
Doutorando em Performance e especialista em Práticas Interpretativas da Música Brasileira, tem três discos solo lançados e é ‘endorser’ da Yamaha (no sentido de endossado, chancelado).