Natal recebe 11º Encontro de Dança Oriental do Nordeste. (Foto: Débora Amorim/Divulgação)

Natal recebe neste sábado (11) e domingo (12) o 11º Encontro de Dança Oriental do Nordeste (ENEDO). Bailarinos renomados do Brasil e do mundo se reúnem em um dos maiores eventos da categoria feito em solo brasileiro. O encontro será realizado no o Hotel Praiamar, em Ponta Negra, na Zona Sul da Cidade.

Com o objetivo de promover esta modalidade de dança no Rio Grande do Norte, o evento contará com diversas atrações, como mostras de dança e cinco temas de workshops, ministrados por três professores de renome. “A dança oriental vem ganhando cada vez mais espaço e a simpatia das pessoas na região Nordeste. Será uma oportunidade para encontrar e interagir com grandes profissionais da área, que apresentarão atualidades sobre a dança. As mostras de dança reunirão cerca de 80 bailarinas de diversas localidades, como João Pessoa, Campina Grande, Salvador e até de Brasília, relata a bailarina internacional e professora da Tuareg Kasa do Oriente, Nuriel El Nur, que organiza o evento no Nordeste.

Há 15 anos, Nuriel El Nur, realiza espetáculos, workshops e oficinas de danças do ventre em Natal e em outras cidades do Nordeste. Ela já participou de espetáculos e workshops em Lisboa e Fátima, em Portugal, em Genebra, na Suíça, em Buenos Aires na Argentina, e em abril deste ano participou dos dois principais eventos de dança do ventre em Nova York nos EUA. Com o Grupo Tuareg e alunas, representou a capital potiguar em diversos eventos de dança em cidades, como São Paulo, Recife, Fortaleza, João Pessoa e Bento Gonçalves.

Alguns dos profissionais mais esperados no Enedo são Mahaila El Helwa (a única brasileira campeã do maior Festival egípcio: o Ahlan Wa Sahlam), que dará dois workshops com os temas “Musicalidade e Leitura Musical” e “Ligações de Passos”, Tarik, que abordará a “Expressão Corporal e Interpretação” e “Muwashahat – Dança Palaciana” e Fernanda Guerreiro, que falará sobre “Combinações criativas para braços, explorando novos desenhos”.

As duas mostras de dança incluem apresentações em grupo, duo e solo, com bailarinos do Nordeste e convidados; algumas com música ao vivo. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Tuareg Kasa do Oriente e com participantes do evento.

Essa modalidade de dança oferece muitos benefícios para o corpo e para a mente. Uma hora de aula pode chegar a queimar cerca de 450 calorias, ajudando no processo de emagrecimento. Além disso, dançar tonifica e enrijece a musculatura do abdômen, pernas, braços, costas e glúteos; aumenta e ativa a circulação sanguínea; trabalha as articulações, melhorando o condicionamento; proporciona a reeducação postural; aumenta a flexibilidade e resistência física; e desenvolve a coordenação motora e melhora o eixo de equilíbrio. “A dança também contribui para melhorar a autoestima e aflorar a feminilidade. Outros ganhos são a agilidade mental, concentração e atenção e o estímulo à criatividade”, enfatiza Nuriel.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *