Natal recebe na próxima quinta-feira (30), o Curso Autismo: Técnicas para Comportamentos Agressivos. Em entrevista ao Jornal 96 desta terça-feira (28), a psicóloga e organizadora do curso, Katia Nogueira, destacou que o curso surgiu na necessidade da cidade. “O curso surgiu diante de dois episódios que aconteceram em escolas distintas aqui em Natal. As crianças tiveram um comportamento agressivo e os profissionais dessas escolas não souberam como contornar a situação”.

A psicóloga explica que “existem outros cursos para serem trazidos”, porém, diante do ocorrido ela ressalta que, “os profissionais da cidade, os pais têm uma necessidade emergente em tratar esses comportamentos”.

Katia falou sobre o transtorno e esclareceu algumas dúvidas. “O autismo não se trata como doença porque não há medicação para uma cura. Você trata os sintomas. Esse transtorno é caracterizado por três áreas: linguagem, comportamento, e interação social das crianças, sendo esse último o mais importante ponto”, detalha.

Nogueira destacou alguns dados sobre o autismo.“50% das causas são genéticas, os ourtros 50% são causas do ambiente, tanto pode vir por alimentos, medicações, agrotóxicos ou mãe que usam antidepressivos. No mundo 70 milhões de pessoas já foram diagnosticas, no Brasil temos cerca 2 milhões. Vale lembrar que o número maior que se tem é de autismo leve”, finaliza.

O curso, que acontece de 30 de julho a 1° de agosto no Golden Tulip Interatlântico, tem o foco nas crises agressivas e vai ser ministrado por Meca Andrade, psicóloga pela PUC com mestrado em Análise do Comportamento pela Northeastern University – Boston.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *