
A empresa de telefonia TIM inaugurou ontem (7), a primeira antena de cobertura sustentável do Rio Grande do Norte. A tecnologia, chamada de biosite, pretende ampliar a cobertura de dados (3G) em áreas conhecidas como “sombra”, que são pontos onde as antenas tradicionais têm dificuldade para alcançar, e também onde há um grande volume de tráfego de dados.
O equipamento de 18 metros de altura se assemelha a um poste de iluminação, camuflando-se no ambiente. Diferente das torres tradicionais, o projeto ainda conta com a vantagem da rapidez na instalação e também a multifuncionalidade, pois pode ser utilizado também como alternativa para iluminação pública e câmeras de vigilância.
O poste metálico é capaz de suportar todos os equipamentos necessários para a instalação de uma Estação Rádio Base (ERB) no interior de sua própria estrutura, evitando o enterro das baterias e possível agressão ao solo. A nova tecnologia foi desenvolvida e patenteada pela TIM e conta com tecnologia totalmente nacional.