/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/I/S/oqrpgsRT2uT5OJ5ODseA/sifilis.jpeg)
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) vai abrir quatro unidades de saúde neste sábado (15) para realizar testagem rápida para sífilis e sífilis congênita e oferecer outros serviços de saúde. As unidades vão ficar abertas das 8h às 12h.
O teste pode ser realizado por qualquer pessoa. As unidades que ficarão abertas são:
- USF África
- USF Redinha
- UBS Felipe Camarão III
- UBS São João
A secretaria tem realizado em outubro diversas ações de prevenção à sífilis na Campanha Outubro Verde, que objetiva orientar e alertar a população sobre a doença.
Até 31 de outubro, segundo a SMS, as unidades de saúde dos cinco distritos sanitários da cidade intensificam as ações de orientação e rodas de conversa sobre o tema.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por bactéria e tem cura. Ela se manifesta exclusivamente nos humanos e pode ser adquirida ou transmitida de mãe para filho (congênita).
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o tratamento da doença acontece nas próprias unidades de saúde do município.
“Neste mês todas as unidades intensificam as ações no combate à sífilis com testagem rápida, orientação educativa, palestras, exposição de cartazes e debates nas salas de espera dos atendimentos médicos”, explicou a chefe do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Natal, Tayane Souza.
“O sábado (15) é um chamamento de combate e erradicação da doença na capital, com unidades de saúde funcionando em horário especial para atender a população”.
Fonte: G1RN