Prefeito Álvaro Dias faz leitura de mensagem anual na Câmara Municipal de Natal — Foto: Divulgação

O enfrentamento à pandemia da Covid-19 foi o tema principal do prefeito Álvaro Dias (PSDB) na mensagem anual lida na Câmara Municipal de Natal nessa quinta-feira (18), que marcou a abertura do ano legislativo na Casa.

Para o gestor da capital, “não há nada mais urgente em Natal, no Brasil e no mundo do que o combate à pandemia”.

Entre outros temas, Álvaro falou também sobre a retomada da economia, a necessidade de fazer Natal uma cidade mais inclusiva e humana, sobre o Plano Diretor, e sobre investimento nos centros de convivência, como praças e parques públicos.

Sobre a temática principal, do combate à Covid-19, o prefeito citou o investimento de R$ 113 milhões, em recursos próprios e federais, na saúde e falou da construção do Hospital de Campanha e dos Centros de Enfrentamento à Covid-19.

“Desde o início trabalhamos em diversas frentes para enfrentar esse desafio. Tomamos medidas que estão nos permitindo minimizar as perdas de vidas humanas, embora muitas tenham sido as vítimas dessa guerra que travamos contra o coronavírus”, disse Álvaro Dias.

Ele citou ainda que 215 concursados foram contratados, além de outros 982 profissionais para vagas temporárias apenas na Secretaria Municipal de Saúde.

Álvaro Dias falou ainda que é preciso também manter a economia funcionando neste momento, o que requer um equilíbrio. “Outro desafio tem sido manter o equilibro entre a necessidade de diminuir a contaminação pelo vírus e de manter a economia funcionando. A queda da atividade foi inevitável com as medidas que precisaram ser tomadas e ainda hoje persistem”, disse.

O gestor disse ainda que o início da vacinação contra a Covid-19 é um alento. “Esperança em dias melhores que se vislumbram com a vacinação contra o coronavírus e a consequente volta à normalidade nas nossas relações pessoais e comerciais”, disse.

Segundo Álvaro Dias, a escolha pela utilização do sistema drive thru durante a vacinação evitou aglomerações e desafogou unidades de saúde. Ele disse ainda que a prefeitura está “definindo os grupos prioritários na medida em que mais doses são disponibilizadas” e que está “com toda estrutura pronta para seguir esse trabalho tão logo novas doses forem chegando”.

De acordo com o prefeito, para essa nova gestão, após ser reeleito em 2018, a principal obra será também na área da saúde: a construção do Hospital Municipal de Natal. “Ali no terreno entre a Av. Omar O’Grady e Xavantes, no bairro Pitimbu, inclusive com autorização já aprovada por esta Câmara Municipal. Esse foi um compromisso que assumimos na campanha eleitoral e que iremos buscar os recursos para viabilizar”, disse.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *