Do alto da guarita desativada, é possível ver que os presos estão soltos na quadra  (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A maior fuga no sistema prisional do Rio Grande do Norte foi registrada na manhã desta terça-feira (12). A informação foi confirmada pela direção da Cadeia Pública de Natal. De acordo com a diretora Dinorá Simas, 46 detentos escaparam da unidade durante a madrugada. Eles usaram um túnel. Sete já foram recapturados pela Polícia Militar.

Ainda de acordo com Dinorá, a unidade tem capacidade para 216 detentos, mas atualmente mantinha 430. A Cadeia Pública de Natal foi parcialmente interditada em julho do ano passado. A decisão foi do juiz Henrique Baltazar, titular da vara de Execuções Penais da capital potiguar. Segundo o magistrado, a superlotação e a falta de segurança motivaram a medida.

A fuga aconteceu por volta das 2h30. Os presos escavaram um túnel que se estendeu até o Complexo Penal João Chaves, que fica ao lado da cadeia. Os detentos escaparam por lá. “O guariteiro percebeu a ação, mas vários homens já estavam fora da unidade”, informou Dinorá.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foram gastos mais de R$ 7 milhões nas reformas das unidades depredadas. A secretaria reconhece que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *