Estudos com células-tronco, clonagem, manipulação de embriões, cultura de células, enxertos teciduais, melhoramento genético de espécies animais e outros temas da área têm sido veiculados constantemente em diversos meios de comunicação e o interesse por parte do público leigo tem sido cada vez maior. Essas temáticas compõem um ponto de partida para despertar o interesse pelas ciências em alunos do ensino fundamental e médio.

Nesse sentido, o Museu de Ciências Morfológicas (MCM) do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem desenvolvendo ações, como o projeto Museu Itinerante, que visam a complementar o ensino escolar através da visitação monitorada do seu acervo, como também a promoção de cursos de extensão que capacitam alunos e professores de diferentes níveis de ensino quanto aos conteúdos da Morfologia.

As visitas supervisionadas realizadas pelo projeto se mostram também como uma excelente oportunidade para os acadêmicos envolvidos no projeto praticarem sua cidadania, disseminando conhecimento e buscando contribuir na inclusão social dos indivíduos através da educação.Durante a exposição, o público conhece a constituição interna do corpo humano e a importância dos cuidados para seu perfeito funcionamento. Os visitantes também podem tocar as peças anatômicas, analisar seu posicionamento e tirar dúvidas com relação aos órgãos, sistemas e fisiologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *