acervo

Até o dia 31 deste mês o acervo do extinto Diário de Natal deverá ser entregue ao Museu Câmara Cascudo (MCC), que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com a superintendente de Projetos Corporativos, núcleo Memória, dos Diários Associados, Vânia Caldas, a mudança está prevista para começar no dia 29 de julho.

“Em reunião com a reitora da UFRN, Ângela Paiva, e com a diretora do Museu Câmara Cascudo, Sônia Othon, foi definido que todo o acervo do Diário de Natal será repassado ao Museu, que passou recentemente por uma reforma e disponibilizará uma sala específica para abrigar o material”, disse Vânia Caldas. O setor jurídico da empresa e a Procuradoria da UFRN trabalham agora em três termos que deverão ser assinados para que o material seja repassado ao Museu. Segundo Vânia Caldas, o efetivo repasse do acervo no prazo de 31 de julho dependerá apenas da assinatura desses três documentos.

De acordo com a representante do núcleo Memória dos Diários Associados, o termo de comodato irá prever que a coleção completa dos jornais impressos e em microfilme, que abrangem um período da história do Rio Grande do Norte que vai do dia 18 de setembro de 1939 até o dia 2 de outubro de 2012, fiquem com o MCC por um período de dez anos. Fotografias, negativos e ampliações fotográficas e de cromos também fazem parte deste termo.

Um segundo termo terá o objetivo de oficializar a doação do acervo museológico e bibliográfico do Diário de Natal, que dispõe de uma coleção sobre artistas do estado, edições da Tribuna do Norte, livros, e ainda mais de 100 mil pastas com recortes de jornais e revistas catalogados por assunto e por pessoa. Também serão doadas estantes e arquivos de aço que faziam parte do mobiliário do jornal. Estes objetos também estarão em um termo específico a ser assinado entre a Universidade e os Diários Associados. Em paralelo à elaboração dos termos, uma comissão designada pela diretoria do MCC elabora um inventário junto com a representante dos Diários Associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *