Na semana em que o Rio Grande do Sul recebeu o maior número de imigrantes venezuelanos vindos de Roraima, outras duas cidades gaúchas se ofereceram para acolher novos refugiados nos próximos dias. O anúncio foi feito nessa sexta-feira (14) durante visita do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, que foi até Canoas conhecer as condições dos abrigos.

“O prédio [onde está funcionando o abrigo] foi pintado e arrumado. A impressão dos venezuelanos é de abrigo e gratidão. A gente pode ver no olhar de cada um deles a gratidão que sentem pelo povo brasileiro, e aproveitamos esse momento para sensibilizar mais prefeituras para que também ofereçam acolhimento aos venezuelanos”, afirmou.

Ao todo, a expectativa era de que o estado participasse do processo de interiorização recebendo 646 estrangeiros, mas esse número deve aumentar com a oferta dos prefeitos de Chapada e Cachoeirinha para receber mais imigrantes.

Nessa quarta (12) e quinta-feira (13), 377 imigrantes desembarcaram em Canoas e Esteio. Com mais essa transferência, o governo federal chega à interiorização de 1.884 venezuelanos desde que a grave crise no país vizinho aumentou o fluxo migratório em direção a Roraima, estado que faz divisa com a Venezuela.

As cidades que aderiram à iniciativa vão receber, até o fim do mês, 130 imigrantes. O prefeito de Santo Antônio da Pampulha também sinalizou interesse e terá as condições para acolhida analisadas pelo governo federal. Para que sejam transferidos, os venezuelanos precisam ser vacinados, fazer exames de saúde e adquirir carteira de trabalho regularizada no Brasil.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *