mudanca

A mudança no Comando da Policia Militar do RN, anunciada na manhã de hoje pelo governador Robinson Faria, dividiu a opinião dos natalenses. Enquanto alguns concordaram com ela, a maioria das pessoas entendeu que foi uma decisão precipitada, apenas para dar alguma resposta à população por causa do aumento da  violência, que vem assolando a capital e todo o estado.  Para esses, exonerar o Comandante da PM foi uma tentativa de imputar culpa na própria Policia, como se ela fosse a culpada pelo atual quadro de insegurança.

A grande maioria tem o entendimento de que o problema é bem mais grave. É um problema do próprio sistema, que falha em vários setores, não só na questão do policiamento. A começar pela legislação, que não é tão rígida sobre penalizar criminosos; a falta de recursos para aumentar o efetivo policial; a ausência de uma real politica de combate às drogas; a falta de policiamento nas nossas fronteiras, o que facilita o contrabando de armas e drogas; a fragilidade nas interpretações do judiciário, que muitas vezes dá sentenças completamente diferentes para um mesmo tipo de crime; a inexistência de uma politica pública oriunda do Governo Federal, que priorize a segurança do cidadão;  a ausência de decisões reais sobre a reclamada modernização do sistema prisional brasileiro; e a manutenção de uma visão antiga sobre a questão do menor, ainda baseada no ECA, que já existe ha mais de vinte anos, e que não se coaduna com a realidade atual, onde grande parte dos crimes são praticados por adolescentes.

Por fim, o fato é que a decisão governamental não foi aprovada à unanimidade. E o pior: doravante as cobranças por segurança serão ainda maiores. Vamos torcer para que as coisas melhorem. Afinal, o sentimento de intranquilidade chegou ao ápice. Caso venha a piorar, será um Deus nos acuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *