O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), realiza segunda-feira (29), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro de Candelária, a 29ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento, que promoverá a discussão sobre o tema “Cidades Criativas como caminho para o Desenvolvimento Sustentável”.
Debater soluções criativas para o desenvolvimento econômico do Estado e buscar uma forma de atuação ainda mais aproximada junto aos setores produtivos foram dois objetivos que motivaram o MPRN a promover esta edição do seminário Motores do Desenvolvimento, realizado em parceria com a Tribuna do Norte, FIERN, UFRN, Fecomercio e RG Salamanca Investimentos. A parceria é uma ação inédita para a Instituição.
O Motores do Desenvolvimento é um projeto idealizado pela RG Salamanca, liderado pelo jornal Tribuna do Norte e está em vigor desde o ano de 2008, tendo alcançado a marca de 28 edições já realizadas.
O seminário de número 29 será capitaneado pelo MPRN que, pela primeira vez, protagonizará a discussão acerca do futuro da economia do Rio Grande do Norte abordando a temática das Cidades Criativas atrelada ao Desenvolvimento Sustentável.
O evento organizado pelo Ministério Público Estadual visa discutir iniciativas para implementar nos vários municípios do Estado, observando o desenvolvimento urbano sustentável. Além disso, objetiva também destacar a importância de novos olhares para as cidades, com soluções de problemas a partir de uma governança compartilhada, que envolva os setores público e privado, bem como a sociedade civil.
Para o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, além de cumprir seu papel constitucional de órgão fiscalizador, o Ministério Público deve também participar das discussões com as instituições e a sociedade, estimulando a proposição de ideias para o desenvolvimento do Estado. “Com o tema escolhido, buscamos apresentar soluções viáveis e indutoras do desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte, investindo no debate e mostrando que o Ministério Público pode e deve, efetivamente, contribuir com o crescimento da economia do Estado, indo além de sua função estritamente fiscalizadora”, afirmou.
A coordenação de conteúdo desta edição do Motores do Desenvolvimento ficou sob a responsabilidade da promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata Dias, para quem o seminário significa uma oportunidade para esclarecer e harmonizar o entendimento acerca do conceito de Cidade Criativa, trazendo ao conhecimento da sociedade potiguar casos de experiências exitosas em parcerias público-privadas, além de provocar a reflexão sobre oportunidades e desafios de desenvolvimento do Rio Grande do Norte no âmbito urbanístico.
A temática será tratada por conferencistas de peso no cenário nacional e internacional como o diretor sênior de Assentamentos Humanos da ONU Habitat – Brasil, o canadense Alain Grimard, que fará a conferência de abertura do evento e falará sobre “Cidades inteligentes e sustentáveis – tendência mundial para soluções locais”.
A outra palestrante é a consultora Ana Carla Fonseca Reis, sócia-diretora da Garimpo de Soluções – Economia, Cultura & Desenvolvimento, economista e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo, primeira estudiosa brasileira a escrever tese sobre Cidades Criativas.
Depois será formada mesa redonda com participação a promotora de Justiça Gilka da Mata e o secretário Adjunto da Semurb, Daniel Nicolau Pinheiros, com mediação do procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis. A discussão será aberta para perguntas do público. O seminário será realizado das 8h30 às 13h, e será transmitido ao vivo pelo portal do MPRN na internet no endereço: www.mprn.mp.br.
