Umberto-Eco

O escritor Umberto Eco, autor do famoso livro O nome da Rosa, morreu ontem a noite em sua residencia, às 22h30 do horário local (19h30 pelo horário de Brasília), aos 84 anos. A informação foi confirmada pela família, mas não foi divulgada a causa da sua morte. Segundo a agência de notícias France Presse, ele lutava contra um câncer.

Umberto Eco escreveu vários ensaios sobre a semiótica, estética medieval, linguística e filosofia, bem como romances de sucesso. Entre suas obras mais conhecidas também estão os romances “O Pêndulo de Foucault” (1988) e “O Cemitério de Praga” (2010), além dos ensaios “A Estrutura Ausente” e “História da Beleza”. Seu último romance “O número Zero” foi publicado no ano passado. Em 1986 foi lançado com estrondoso sucesso o filme O nome da Rosa  dirigido por Jean-Jacques Annaud e estrelado pelo ator inglês Sean Connery.

O escritor nasceu na cidade de Alexandria, no dia 5 de janeiro de 1932. Seu pai queria que Umberto estudasse direito, mas ele decidiu entrar na Universidade de Turin para estudar filosofia medieval e literatura. Mais tarde, ele se tornaria professor na mesma Universidade. Em 1988, fundou o Departamento de Comunicação da Universidade de San Marino e em 2008, se tornou professor e presidente da Escola Superior de Humanidades, da Universidade de Bolonha. Atualmente, ele dividia seu tempo entre o apartamento em Milão e um casa de férias perto de Rimini.

Em 1962, ele se casou com Renate Ramge, uma professora de artes alemã com quem ele teve um filho e uma filha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *