A UFRN inaugurou na tarde desta segunda-feira (08) a nova sede do Instituto Metrópole Digital (IMD), obra que custou quase R$ 20 milhões. O prédio, localizado na entrada do campus universitário, abriga o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) e o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI). O primeiro tem uma área construída de 8.033,73 m², enquanto o segundo ocupa uma área de 1.603,78 m².
Na solenidade de inauguração, o ministro da Educação, Henrique Paim, considerou o projeto como uma “referência para o país”, por conseguir mesclar “integração entre ensino, pesquisa e inclusão social e digital”. Ainda de acordo com Paim, o Metrópole já é “um projeto vitorioso” a partir do momento em que consegue inserir estudantes de escolas públicas em um novo contexto educacional.
Para o diretor do Instituto Metrópole Digital, o ex-reitor da UFRN Ivonildo Rêgo, a inauguração da nova sede do órgão, que já estava em funcionamento desde o início do ano em caráter experimental, é a realização de um longo sonho. “Projeto criado graças a um parlamentar talentoso, que destinou emendas com recursos da União para o IMD”, disse Ivonildo sobre Rogério Marinho, criador do projeto.
