Maria Socorro Medeiros de Morais, (Foto: Kalina Veloso)

A Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa-SNDI, do Ministério dos Direitos Humanos, Maria Socorro Medeiros de Morais, chega a Natal para cumprir agenda oficial. A solenidade efetuará as entregas dos kits de equipagem para o Rio Grande do Norte e Natal nesta quinta-feira. A primeira entrega está programada para as 14h, na Governadoria com a presença do governador Robinson Faria e será entregue ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa juntamente com a Secretario de Assistência Social do Estado Vagner Araujo.A programação segue às 15h com a entrega ao Conselho Municipal de Natal na Casa dos Conselhos Municipais confirmada a presença do Prefeito Carlos Eduardo Alves. O Kit de Equipagem é uma doação direta ao estado e município de um veículo, mobiliário e materiais de informática para equipar os Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

A equipagem pretende assegurar condições mínimas necessárias para fomentar a criação/atuação dos conselhos novos e fortalecimento daqueles já existentes; propiciar maior capilaridade e alcance das políticas públicas as pessoas idosas. Menos de 50% dos municípios brasileiros constituíram CMDI e muitos funciona de forma precária – falta de infraestrutura, sem condições de acompanhar o volume de denúncias de violações de direitos recebidas*.
*Fonte: Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa/IBGE/ Conselho Nacional do Ministério Público / GNDH.
O “Kit Equipagem contém”:

01- Veículo automotivo zero km tipo Station Wagon/SW em cor branca sólida e com identificação; (03) mesas/estações de trabalho com três cadeiras; (02) longarinas executivas com três lugares; (01) Mesa de reunião com seis cadeiras; Um bebedouro elétrico com garrafão de água; (01) TV led de 50”, para apresentações e videoconferências; (01) Armário alto para escritório; (01) Copiadora multifuncional; (03) computadores com webcams.

“Nosso compromisso é com a Sociedade civil, é com as pessoas idosas. O papel da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa é sistêmico, promovendo a integração das políticas que estão compartimentalizadas nos diferentes Ministérios (saúde, desenvolvimento social, educação, transporte, dentre outros) para que dialoguem entre si e alcancem as pessoas idosas nos mais longínquos rincões desse Brasil de muitos brasis), numa rede integrada e eficiente. Precisamos que a Política Nacional de Direitos da Pessoa Idosa alcance a quem se destina”, destacou Maria Socorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *