O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou a interdição imediata do estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha, a Arena América, para partidas oficiais. O estádio é usado pelo América de Natal nas partidas como mandante no campeonato potiguar.

A recomendação é destinada à Federação Norte Riograndense de Futebol.

Segundo o MP, a recomendação tem como base um relatório circunstanciado do Corpo de Bombeiros, que informou a falta de segurança em uma estrutura provisória onde foram montadas as cabines para as equipes da imprensa esportiva.

Durante a partida entre América e Santa Cruz realizada nesta quarta-feira (18) na Arena América, o Corpo de Bombeiros chegou a determinar a interrupção das transmissões da imprensa esportiva por falta de segurança.

O Corpo de Bombeiros também constatou que o local não possui certificado de licenciamento de estrutura provisória, o que está em desacordo com as normas técnicas. Pela tabela do Campeonato Potiguar, a próxima partida prevista para o estádio seria América x Alecrim, agendado para o dia 29 de janeiro.

– As imagens amplamente veiculadas pela imprensa e rede social mostram que tal estrutura gerou sério risco aos profissionais da área esportiva que lá estavam trabalhando, sendo impossível a realização de jogos oficiais em condições precárias como demonstradas, sem qualquer fiscalização prévia por parte das autoridades competentes – diz trecho da recomendação do MPRN.

De acordo com o MP, a interdição da Arena América para todas as competições de caráter oficial deve seguir até que o estádio seja reavaliado pelo Corpo de Bombeiros em nova vistoria técnica, quando devem ser elaboradas as diretrizes necessárias de funcionamento pleno do estádio.

Interdição

O Corpo de Bombeiros Militar interditou a área de imprensa da Arena América na tarde desta quarta-feira e proibiu a continuidade das transmissões das emissoras de rádio e TV que cobriam América-RN x Santa Cruz de Natal, pela terceira rodada do Campeonato Potiguar 2023. Chovia muito em Parnamirim, o que podia causar riscos de choque elétrico aos profissionais.

O promotor de justiça Luiz Eduardo Marinho publicou em uma rede social que “logo que tomei conhecimento da situação da Arena America acionei o Comando do CB para vistoria imediata no local, sendo determinada a paralisação das transmissões”.

O Corpo de Bombeiros recomendou que todos os equipamentos fossem desligados.

A área de imprensa da Arena América funcionava com tendas e bancadas metálicas no último degrau da arquibancada. A forte chuva que caiu na tarde desta quarta-feira alagou o setor e deixou os profissionais expostos aos riscos de choque elétrico. Algumas emissoras ainda iniciaram as transmissões do jogo, mas em condições improvisadas e perigosas.

Após a paralisação, a produtora responsável pela transmissão em streaming da TV Mecão Mais comunicou aos usuários da plataforma que “a chuva está muito forte e estamos com equipamentos expostos. Pedimos a compreensão de todos pelas dificuldades técnicas”.

Renan Silva, locutor da 98 FM, compartilhou vídeo em que mostrou como estava a situação no local.

– É muita chuva, não tem proteção, e não tem a mínima condição de a gente trabalhar. O próprio Corpo de Bombeiros solicitou que a imprensa encerre as transmissões até mesmo por uma questão de cuidado com a vida dos profissionais que estão aqui trabalhando. É uma situação extremamente complicada – falou.

Uma hora e meia antes do início do jogo, o repórter Mallyk Nagib, da 96 FM, havia alertado para os riscos no setor de imprensa.

A Arena América havia sido liberada para receber jogos com público, estando com laudos de engenharia, vigilância sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em dia (confira abaixo).

Laudos Campeonato Potiguar 2023 — Foto: Reprodução

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *