
Com o objetivo de cessar a descontinuidade dos serviços desenvolvidos pelos profissionais do órgão com as mudanças de governo, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem), órgão delegado ao Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), planeja a realização de um concurso público.
A proposta é uma meta da nova direção do órgão, sob o comando do ex-vereador Ney Lopes Júnior, mas ainda depende de alguns pontos para se tornar uma realidade, como a aprovação do governador Robinson Faria.
“Primeiro passo é ouvir o governador sobre essa possibilidade. Segundo é realizar o concurso. Mas devo destacar que o Ipem tem profissionais qualificados, no entanto, a função de fiscal, por exemplo, é descontinuada por não serem concursados. Muda governo e muda funcionários”, explicou Ney Lopes.
Atualmente o órgão conta com uma média de 35 funcionários que não são concursados. “Não sou contra cargos comissionados, mas prezo pela realização de um concurso até porque certifica a capacitação do servidor, além do que o Ipem é extremamente técnico, recebe orientações Inmetro nacional e tem muitas particularidades”, destaca o diretor do órgão.
Ainda segundo Ney Lopes, o Ipem tem condições financeiras para planejar um concurso. “Temos condições de planejar, mas só o fará quando ouvir o governador até para saber as condições orçamentárias do estado. Outra coisa, realizaremos o concurso e não pretendemos fazer cadastro de reserva. Os que passarem serão de fato contratados”, concluiu.