A programação do Agosto da Alegria 2013 abre espaço para homenagens nesta quarta-feira (7), às 19h30 no salão nobre do Teatro Alberto Maranhão, durante solenidade de outorga do Mérito Deífilo Gurgel. A condecoração funciona como um reconhecimento por parte do Governo do Estado ao trabalho de artistas, estudiosos, pesquisadores, gestores, instituições e programas que se destacaram na salvaguarda da Cultura de tradição. Ao todo serão distribuídas 13 medalhas.

A Fundação José Augusto/Secretaria Extraordinária de Cultura divulgou os nomes selecionados nas seis categorias: o projeto Nação Potiguar se destacou na categoria Instituição; ao lado da Comissão de Folclore e do projeto Conexão Felipe Camarão. Entre os Brincantes homenagens ao mestre Pedro Correia, do Congos de Calçola da Vila de Ponta Negra, e o mestre Severino Roberto da Silva, dos Caboclinhos de Ceará Mirim.

Os estudiosos contemplados com a medalha Mérito Deífilo Gurgel são Luís Assunção, Paulo “Balá” Bezerra, Anna Maria Cascudo, Iaperi Araújo e Antônio Marques. Já o maestro Humberto “Bembem” Dantas recebe homenagem pelo trabalho de musicalização de jovens; e Chico Daniel leva o prêmio In Memorian. A solenidade também destaca a atuação de Mãe Nem (Maria da Glória Silva), de 77 anos, por defender as bandeiras das tradições da Cultura Afrobrasileira no RN. Yalorixá, Mãe Nem dedica-se ao Candomblé de linhagem Nagô há mais de 50 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *