O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem sido até agora o maior alicerce do presidente Michel Temer no poder. A presença dele na Esplanada, na avaliação de especialistas, ajudou a recuperar a confiança dos agentes econômicos e, graças à atuação da pasta de Meirelles, o país começa a receber boas notícias: queda da inflação e início de retomada da atividade. Para economistas, o chefe da equipe econômica é peça fundamental para credibilidade do governo. Meirelles tem dito aos seus interlocutores que não tem intenção de deixar o governo no meio dessa turbulência. Além disso, avisou que permanece, mesmo se Temer sair.

A atuação de Meirelles de forma coordenada com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, para acalmar os mercados na última quinta-feira, em meio à hecatombe da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e da alta histórica do dólar, foi bastante elogiada por analistas. Os dois ministros transmitiram tranquilidade e deram sinais de que estavam mesmo atuando de foram segura para evitar um quadro pior nos mercados. Isso foi fundamental para que a bolsa não tivesse uma segunda interrupção do pregão. Nos últimos dias, o titular da Fazenda mudou a rotina le saiu do gabinete para conversar, pessoalmente, com funcionários do Tesouro Nacional que trabalham na mesa de operação dos títulos da dívida pública para orientá-los sobre como atuar no mercado. O governo intensificou as travas nas negociações e suspendeu operações quando percebeu que havia muita volatilidade.
O mercado já começa a trabalhar com uma possível substituição de Temer e um dos nomes cogitados para o cargo seria o de Meirelles, pois o afastamento do chefe do Executivo é visto como inevitável. A probabilidade de renúncia é muito alta e o discurso de que ele não renuncia teria sido para ganhar tempo para uma transição mais branda. Mesmo que não venha a ser o sucessor do atual presidente, Meireles deverá continuar no Ministério da Fazenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *