Hoje, dia 05 de junho, comemora-se o dia do meio ambiente. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.
Para se ter uma noção, o Brasil, sozinho, detém 10% de toda a biodiversidade mundial. É também o país com maior número de espécies de plantas conhecidas: 55 mil. É o 3o lugar entre os países com maior cobertura florestal, mesmo já tendo perdido dois quintos de suas florestas, segundo dados do WWF.
O alarme está no fato de o Brasil ser o segundo país mais desmatado, perdendo apenas para a China.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca. Lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
Enfim, são muitos os problemas que impactam negativamente o meio ambiente. E ele precisa da nossa ajuda!
Da redação de Nelson Freire para o Blog Ponto de Vista