O meganavio que encalhou e está bloqueando o Canal de Suez há quase uma semana voltou a flutuar parcialmente nesta segunda-feira (29), segundo a Inchcape Shipping Services. O serviço de rastreamento de navios VesselFinder alterou o status do navio para “em andamento” em seu site.
O navio de contêineres Ever Given, que tem 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, voltou a flutuar às 4h30 do horário local (23h30 no horário de Brasília), segundo a Inchcape, um provedor global de serviços marítimos.
Horas depois, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou que os egípcios conseguiram encerrar a crise.
“Ao restaurar as coisas ao seu curso normal, com as mãos egípcias, o mundo inteiro pode ter certeza do caminho de seus bens e necessidades que são transportados por esta artéria de navegação”, afirmou al-Sisi.
Vídeo publicado nas redes sociais indicar que o navio girou, abrindo espaço no canal. Outras imagens que não puderam ser checadas pela agência de notícias Reuters mostravam comemoração e buzinas vindo dos navios que trabalha na operação para desencalhar o navio.
Com isso, aumentam as esperanças de que a rota mais curta entre a Ásia e a Europa seja reaberta em breve. Com 193 km, o Canal de Suez liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo e cerca de 12% de todo o comércio global passa pelo local.
Nick Sloane, o mestre em salvamento responsável por desvirar o Costa Concordia, navio de cruzeiro que afundou na costa da Itália em 2012, havia dito na quinta-feira (25) que a melhor chance de fazer o navio flutuar poderia ocorrer no domingo (28) ou na segunda-feira (29).
Isso porque a maré de primavera adicionaria 18 polegadas (46 centímetros) extras de profundidade ao canal, quando a maré chegaria ao pico, o que permitiria mais manobras, segundo a Bloomberg.
Por que o Canal de Suez é tão importante?
Cerca de 12% do comércio global passa pelo canal de 193 km, que fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.
As taxas de embarque para os navios petroleiros quase dobraram depois que o Ever Given encalhou, e o bloqueio interrompeu as cadeias globais de abastecimento.
Alguns carregadores decidiram redirecionar suas cargas ao redor do Cabo da Boa Esperança, adicionando cerca de duas semanas às viagens e aos custos de combustível.
De acordo com dados da Lloyd’s List, o bloqueio está impedindo que uma quantidade de mercadoria equivalente a cerca de US$ 9,6 bilhões circule por dia.
Fonte: G1
