
O secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, que assumiu a pasta neste mês, se comprometeu a construir o Plano de Carreira dos médicos do município até agosto deste ano e também a realizar concurso para a saúde até o final do primeiro semestre. Os compromissos foram assumidos em audiência com representantes da categoria, realizada na tarde de terça-feira, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O secretário vai se encontrar quinzenalmente com os médicos para construírem, em conjunto, o Plano de Carreira Médica.
A informação foi passada pela diretoria do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN) e confirmada por Luiz Roberto Fonseca, que se mostrou aberto às negociações e disse estar se inteirando dos motivos que levaram os médicos a parar as atividades no ano passado.
Na noite da última terça, os representantes da categoria realizaram audiência para avaliar o encontro que tiveram com o secretário e elencaram vários problemas para apresentar à SMS antes da próxima reunião, marcada para o dia 24.
Entre os principais, estão o não pagamento de direitos trabalhistas, de adicionais de insalubridade e gratificações; a burocracia na adesão ao plano de cargos e, ainda, dificuldades estruturais e técnicas.
Mais cedo, na audiência com o secretário, o Sinmed também chegou a colocar para o secretário o problema da insegurança nos locais de atendimento, diante do que Luiz Roberto Fonseca prometeu se reunir ainda esta semana com a guarda municipal para apresentar as necessidades e discutir estratégias. Ele garantiu ainda que as questões estruturais e de abastecimento serão tratadas com seriedade.