/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/x/z/zLTKosTuCYQtWo5L2hBw/tabatinga2.jpeg)
Manchas de óleo voltaram a aparecer na região da Barra de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, Litoral Sul potiguar. O material de origem ainda desconhecida foi achado na areia da praia, trazido pela maré, nessa terça-feira (15). O volume não foi estimado pelas autoridades.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, equipes foram enviadas para o local nesta quarta-feira (16) para fazer a limpeza da área. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmou que foi informado da situação pelo município.
Na última atualização de áreas atingidas pelo óleo, nesta terça-feira (15), o Ibama registrou presença de manchas de óleo na praia das Tartarugas, na Barra de Tabatinga. A primeira vez em que óleo foi avistado na região foi no dia 10 de setembro, mas a área tinha passado por limpeza.
Um comando unificado instituído pelo governo do estado tem reunião marcada para esta quinta-feira (17), para deliberar sobre a situação do estado. Na última segunda-feira (14), o Idema considerou que não havia necessidade de decretar estado de emergência, a exemplo de outros estados, e afirmou que a situação estava controlada.
Até agora, o estado não apontou solução para a destinação do óleo recolhido pelas prefeituras. Os municípios afirmam que não têm condições de contratar empresas especializadas para descartar o material.
Fonte: G1RN