
O Instituto Datafolha fez uma pesquisa para apurar a repercussão entre a população brasileira sobre as denuncias que envolvem o nome do ex-presidente Lula. De acordo com a consulta, publicada ontem, a maioria dos brasileiros acredita que houve troca de favores entre o político e empresas envolvidas na Lava Jato. De acordo com o Datafolha, 62% dos entrevistados avaliam que Lula foi beneficiado pelas obras no tríplex, a cargo da empreiteira OAS. Entre eles, 58% acreditam que a construtora recebeu vantagens do PT.
No caso do sítio em Atibaia, 58% acreditam que o presidente tenha sido beneficiado pelas obras na propriedade, sendo que, 55% acreditam que os responsáveis pelas reformas também receberam vantagens de governos do PT. Entre os que se disseram simpatizantes do PT, um terço acredita que Lula foi beneficiado tanto no caso do sítio quanto no do tríplex. O Datafolha indica ainda que 69% dos brasileiros tomaram conhecimento das denúncias envolvendo a reforma do sítio, enquanto 77% souberam do caso do tríplex.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro, foram 2.768 entrevistas em 171 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por outro lado, a pesquisa também indica que Lula ainda é o mais citado sobre o melhor presidente do Brasil.