/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/F/w/EHc5YBTgWWq99zioiMLQ/brake-free-10.jpg)
Melhorar a visibilidade do motociclista é um desafio importante para aumentar a segurança nas ruas e estradas. A ideia da empresa Brake Free, fundada por Alex Arkhangelskiy, em San Jose, na Califórnia, para o problema é um dispositivo de luzes para ser encaixado em qualquer capacete. Utilizando luzes de LED, o dispositivo funciona como uma luz de posição e também indica quando o motociclista está fazendo a frenagem.
De acordo com a empresa, o Brake Free detecta automaticamente a desaceleração e é totalmente sem fio, não precisando de nenhum tipo de conexão ou instalação de sistema na moto. Uma das vantagens apontadas por seu criador é de que a luz fica na altura da linha de visão dos motoristas, o que tornaria mais fácil a visualização.
A expectativa da Brake Free é que as primeiras unidades sejam entregues em abril de 2018. O preço sugerido é de US$ 149, mas as primeiras 150 unidades unidades terão preço promocional de US$ 89. Para começar a produção em série do aparelho, a empresa faz uma “vaquinha” para arrecadar fundos pela internet.