sadiq-khan-4

O candidato trabalhista Sadiq Khan se tornou, nesta sexta-feira (6), o primeiro muçulmano a ser eleito prefeito de Londres. “Quero agradecer a cada londrino por fazer o impossível possível hoje”, afirmou ele logo após a declaração de sua vitória. “Quero que cada londrino tenha as oportunidades que a nossa cidade deu a mim e minha família. Meu pai estaria tão orgulhoso de que a cidade que ele escolheu para chamar de casa escolheu um de seus filhos para ser prefeito”, afirmou em seu discurso.

Sadiq Khan, de 45 anos teve 1.310.143 de votos (57%) e venceu o conservador Zac Goldsmith, filho de um bilionário e casado com uma Rotschild, que teve 994.614 votos (43%). Enquanto Khan fazia o discurso de agradecimento, o candidato Paul Golding do partido de extrema direita Britain First virou as costas para o novo prefeito de Londres. Durante a campanha, Goldsmith e o primeiro-ministro David Cameron insistiram em apresentar Khan como alguém com vínculos com extremistas muçulmanos, uma estratégia que parece ter-se voltado contra os conservadores.

Sadiq Khan nasceu em 1970 em uma família paquistanesa recém-chegada ao Reino Unido. Ele cresceu em um bairro de Tooting, uma área popular do sul de Londres, com seus seis irmãos e uma irmã. Seu pai era um motorista de ônibus, e a mãe, costureira. Diferentemente da maioria dos parlamentares britânicos, toda sua educação foi em escolas públicas. A eleição de Khan é uma ótima notícia para o líder trabalhista Jeremy Corbyn, que enfrentou seu primeiro teste eleitoral sob os olhares atentos dos críticos de seu partido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *