George Ramalho fala com a imprensa sobre o fechamento de lojas no domingo

Em meio às dificuldades pelas quais passa a economia nacional, os varejistas potiguares estudam fechar as lojas dos grandes centros comerciais nos domingos e feriados, visando a redução de custos. A proposta vem sendo estudada pelos sindicatos varejistas de todo o país e no Rio Grande do Norte o assunto pode ter um desfecho ainda em abril, entrando em vigor já no mês de maio.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do Estado do RN (Sicomércio RN), George Ramalho Vieira, detalhou que a proposta é discutida há dois anos mas que ganhou corpo este ano, diante as dificuldades econômicas. Ramalho ainda disse que a ideia partiu dos lojistas e vem sendo discutida com o sindicato dos trabalhadores.

A convenção coletiva, que discute os acordos entre a classe laboral (trabalhadores) e patronal (empresas) e pode decidir sobre o funcionamento das lojas no RN acontece em abril e, segundo George Ramalho, os funcionários estão em sintonia com os empresários. A resistência hoje é shoppings, já que mediante contrato, as lojas são obrigadas a abrir. Com a mudança aceita em convenção coletiva, o funcionamento das lojas nos shoppings também seria alterado.

George Ramalho acrescentou que em Belo Horizonte foi feita uma pesquisa sobre o impacto do fechamento na economia mineira. Lá foi apurado prejuízo com a abertura das lojas no domingo de, em média, R$ 1 mil por funcionário. Há uma previsão que a pesquisa seja aplicada em Natal.

“Não podemos proibir os shoppings de fechar nem abrir. O sindicato só tem poder de decisão sobre a questão do trabalhador, se vai trabalhar ou não. O contrato entre comerciante e shopping não pode se sobrepor à convenção coletiva de trabalho. Queremos ouvi-los, por sua importância, porque pode existir uma outra saída para isso, uma contrapartida dos shoppings”, afirmou o presidente do Sicomércio. Em Natal, a mudança impactará cerca de duas mil lojas que empregam mais de 12 mil funcionários. 

*Com informações da Fecomércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *