O lançamento do livro “Teotônio Freire: Fragmentos de um legado”, escrito pela jornalista e procuradora estadual aposentada, Anna Maria Cascudo Barreto, e pelo historiador macaibense Anderson Tavares de Lyra, será às 19h desta quinta-feira (18), no Centro de Convivência Pax Club, em Macaíba. O prefácio do livro foi escrito pela desembargadora Judite Nunes.
José Teotônio Freire nasceu em 1858, na cidade de São José de Mipibu, tendo se bacharelado na Faculdade de Direito do Recife, em 1884. Passou a parte inicial de sua carreira em Macaíba, mas no começo do século XX foi morar em Natal. Na capital potiguar, faleceu em 1944. Sobre o sogro, Cascudo escreveu: “Homem sem dívidas, sem pedir favor, sem insinuar importância, foi impressionante figura de Juiz, meticuloso, frio, analítico, acima das solicitações, interesses, ameaças. A sentença era a implacabilidade da consciência integral”.
Teotônio Freire foi desembargador do Rio Grande do Norte a partir de 1898, tendo alcançado o cargo de presidente do Tribunal de Justiça pelo período de 13 anos – de 1909 a 1921. Foi delegado, promotor de justiça, juiz municipal e federal e desembargador do Tribunal de Justiça por 13 anos. Pertenceu a Teotônio o belo casarão centenário que hoje abriga o Instituto Ludovicus, um presente dele para a filha Dáhlia e o marido Luiz da Câmara Cascudo.
