/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/W/7/3JuJATTimg10dgHTZbkg/whatsapp-image-2023-04-22-at-11.23.00.jpeg)
O litoral do Rio Grande do Norte tem pelo menos cinco trechos de praias e rios impróprios para banhistas neste fim de semana, segundo o boletim de balneabilidade emitido na sexta-feira (23) pelo programa Água Azul e divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
Ao todo, pesquisadores analisaram amostras de água colhidas em 33 pontos de praias e rios de Natal e cidades da região metropolitana, como Parnamirim, Extremoz e Nísia Floresta.
Das amostras recolhidas, são analisados fatores como o nível de coliformes encontrados na água, segundo resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Em Natal, os pontos impróprios são a Praia da Via Costeira (trecho conhecido como Cacimba do Boi); o trecho da Praça da Jangada, na praia de Areia Preta; e a Redinha, no rio Potengi.
Os pontos demais pontos impróprios são a Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta, e o balneário do rio Pium, em Parnamirim.
No caso da Praia de Areia Preta, o documento aponta que, além do nível de coliformes, foram levadas em conta as observações de “efluentes” não tratados, ou seja, esgotos, lançados constantemente na praia.
Fonte: G1RN