JUDEO O POVO DE DEUS – 

Judaísmo é a religião do povo judeu e a mais antiga tradição religiosa monoteísta. Existem mais de 14 milhões de judeus no mundo todo. A tradição conta que o judaísmo surgiu no ano de 2000 E.C. e seu fundador é Abraão, o primeiro patriarca do povo de Israel e também intitulado o primeiro judeu. O judaísmo é uma tradição matriarcal, que determina que um filho de mãe judia também será judeu. O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de “povo escolhido de Deus”.

A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.

Os judeus seguem os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica, que correspondem ao Velho Testamento da Bíblia Cristã. Os cinco primeiros livros, a que os judeus dão o nome de Torá, teriam sido escritos por Deus e não devem ser nunca modificados. A tradição e filosofia judaicas são transmitidas por meio do Talmude, livro que reúne as leis judaicas na forma de histórias e comentários.

A crença judaica está dividida em diferentes linhas de tradição religiosa, sendo elas o Judaísmo Ortodoxo, o Judaísmo Conservador, o Judaísmo Reformista, o Judaísmo Reconstrucionista e o Judaísmo Humanista. Diferem entre elas, basicamente, as formas de ler a Torá e a interpretação das leis judaicas. Em toda a sua história, os judeus gozaram de autonomia política duas vezes antes da formação do moderno estado de Israel: o primeiro desses períodos foi de 1350 E.C. a 586 a.C., e engloba o período dos juízes, o da monarquia unida, e o da monarquia dividida dos reinos de Israel e Judá, terminando com a destruição do Primeiro Templo; o segundo é o do Reino Asmoneu, existente entre 140 E.C. e 37 a.C.

No reinado de Adriano, em 136 d.C., após uma revolta, os judeus são mortos, escravizados e em boa parte banidos de sua terra natal. As cruzadas que foram guerras organizadas pela Igreja Católica Apostólica Romana também massacraram muitos judeus em nome de Jesus Cristo. Já na segunda guerra mundial Adolf Hitler que era cristão convicto, fez o holocausto, que é como ficou conhecido o genocídio de judeus, o resultado foi 6 milhões de pessoas mortas. Em 1948, com o resultado da comoção causada pela calamidade na Segunda Guerra Mundial, o povo judeu ganha o direito de estabelecer um estado independente na região da Palestina.

Sabemos que o povo judeu é a etnia mais perseguida da história da humanidade, mais esse povo tem a promessa do eterno, onde Deus fala que o verdadeiro povo dele são os filhos de Abraão, como está escrito em Deuteronômio 7: 6 “ Pois tu és um povo consagrado a Iahweh teu Deus, foi a ti que Iahweh teu Deus escolheu para que pertenças a ele como seu povo próprio, dentre os povos que existem sobre a face da terra”. Shalom à todos.

 

 

 

Gleydson Batalha – jornalista e apresentador do programa O Melhor da Noite

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *