
Cinquenta livros lançados – 20 deles de autores estreantes – , além da promoção e realização de três edições do evento Ação Potiguar de Incentivo à Leitura, voltado para a formação de leitores. É com esses números e novos projetos (para continuar atuante e crescendo) que a editora potiguar Jovens Escribas chega aos dez anos de atividades. A próxima investida é o selo de quadrinhos Ao Quadrado, que será lançado oficialmente nesta sexta-feira, 16 de maio, com a presença de dois dos principais quadrinistas brasileiros na atualidade, o paulista Gustavo Duarte e o paraibano Shiko.
A concepção do selo de quadrinhos e as conversas com artistas já vêm de alguns anos, segundo o publicitário e escritor Carlos Fialho, um dos idealizadores da editora, criada em 2004 por ele e outros três jovens autores.
Fialho conta que trabalhar com quadrinhos é um desejo antigo, mas como a editora estava sempre às voltas com muitas publicações e eventos, foi preciso amadurecer bastante a ideia e esperar o momento certo. A chegada de 2014 e, com ele, as atividades inerentes aos dez anos da editora, criaram o cenário ideal para o início desta nova etapa.
“Nos nossos dez anos, decidimos comemorar fazendo coisas legais o ano inteiro. Em março, demos um giro pelo Sudeste e promovemos vários lançamentos. Em abril, fizemos um grande lançamento festivo em Natal, ocasião em que vendemos 545 livros. E agora em maio a editora está voltada para os quadrinhos. Resolvemos, então, trazer artistas que a gente acha muito bacanas para o lançamento do nosso selo de HQs”, diz