Uma bonita festa com as presenças das delegações dos países do continente marcou a abertura oficial da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares de 2012 na noite de ontem em Natal. A solenidade ocorreu no ginásio central do Campus Universitário, na Universidade Federal do RN.
O secretário Nacional de Esporte, Afonso Barbosa, representou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e externou a emoção de participar da abertura dos jogo. Ele falou aos atletas sobre a oportunidade de integração que o esporte proporciona. “Vocês que compõem o continente sul-americano nasceram no momento em que o esporte está em seu estado supremo. E o RN está de parabéns e será lembrado durante anos e anos por esta edição”, falou.
Presente a solenidade, a governadora Rosalba Ciarlini abriu oficialmente os jogos. A festa de abertura dos jogos contou com as participações das bandas de música do grupamento de fuzileiros navais e da Polícia Militar, que acompanharam a entradas das delegações.
O primeiro grupo a se apresentar ao público foi a Argentina, seguido por Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguaia, Peru, Uruguai, Suriname e, por fim, Brasil, anfitrião da edição dos jogos. Em seguida, os presentes puderam assistir a uma apresentação temática “A noiva do sol abraça a América do Sul”, idealizada e conduzida pelo artista potiguar Isaque Galvão.
