Os 2.680 alunos, de 50 escolas da Rede Municipal de Natal que vão competir em 14 modalidades do XXIX Jogos Escolares Municipais (JEMS), participaram da solenidade de abertura realizada no Centro Municipal de Referência Aluízio Alves (Cemure). Os jogos são promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Setor de Cultura, Eventos e Desportos do Departamento de Ensino Fundamental.

Dentre as modalidades disputadas nos jogos municipais estão: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Dança, Ginástica, Capoeira, Futebol de campo, Futebol de Areia, Futsal, Handebol, Judô, Karaté, Vôlei de quadra, Vôlei de praia, Xadrez e Queimada. De acordo com o chefe do Setor de Cultura e Desporto, João Pessoa, esse ano se teve uma procura maior, que equivalente a um aumento de 17% em relação ao ano passado.

A Secretária Municipal de Educação, a Professora Justina Iva falou da importância dos jogos escolares na vida educativa do aluno, tanto no campo mental quanto no físico. “Os Jogos Escolares permitem que o esporte se integre com a prática educacional na vida do aluno. Nesse momento, tenho que agradecer aos gestores, professores e alunos pelo empenho para a realização do XXIX JEMS”.

A tocha do ‘Fogo Simbólico’ foi levada pela a aluna Laisa Vitória Teixeira de Souza (12), da Escola Municipal Santos Reis,que vai participar dos jogos disputando atletismo. “Carregar a tocha, foi bem emocionante e fiquei nervosa no início, mas ocorreu tudo bem”. Sobre os jogos, Laisa disse sobre suas expectativas para a competição. “Vou me focar ao máximo na competição, e espero que eu consiga o meu objetivo que é vencer”.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer (SEL), Luiz Eduardo Machado Pereira o esporte e a educação devem caminhar juntos. “Não há meio melhor para incluir o aluno na sociedade se não for através do esporte. É na vida escolar que se aprende os valores, como o companheirismo e a coletividade, são esses valores que os tornam um futuro cidadão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *