JARBAS PASSARINHO img201404011331134867339MED

O ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Pará Jarbas Passarinho morreu na manhã deste domingo aos 96 anos, em Brasília, em decorrência de problemas de saúde devido à idade avançada, segundo nota divulgada pelo governo do Pará. O velório vai acontecer no Oratório do Soldado, na capital federal, cidade onde morava havia muitos anos e o sepultamento será as 16h no Campo da Esperança.

Nascido em Xapuri, no Acre, em 1920, Jarbas Passarinho foi oficial do Exército e em 1964 assumiu o governo do Pará, indicado pelo presidente Castelo Branco. Em 1966 deixou o governo do Pará e foi eleito senador pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Durante o mandato, foi convidado por Costa e Silva para assumir, em 1967, o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Como ministro, participou da reunião que decretou o Ato Institucional nº 5, conhecido como AI-5, no dia 13 de dezembro de 1968. Ainda durante o regime militar, Jarbas Passarinho voltou ao Senado, Casa em que foi eleito presidente em 1981. O político foi ainda ministro da Previdência do governo de João Figueiredo e ministro da Justiça do presidente Fernando Collor, após a redemocratização do país. Jarbas Passarinho foi casado com Ruth de Castro Gonçalves Passarinho, com quem teve cinco filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *