A Interbrand, consultoria de marcas, anunciou nesta quinta-feira (1) o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2016. As cinco primeiras posições ficaram com Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. Já as marcas que mais cresceram de 2015 para 2016 foram Havaianas, Renner, Ipiranga, Bradesco e Lojas Americanas.
Duas novas marcas integram o ranking deste ano, CVC e Magazine Luiza, ocupando a 22ª e 24ª posição, respectivamente. A CVC foi a primeira marca do setor de agências de viagens a entrar no ranking. Já o Magazine Luiza retornou à lista, após ter saído em 2015.
Quinze das 25 marcas apresentam uma variação positiva no comparativo com o ano anterior. Delas, sete tiveram um crescimento de dois dígitos em seus valores de marca: Renner e Havaianas, com 17% (a maior variação positiva); Ipiranga, com 16%; a vice-líder do ranking, Bradesco, com 15%; Lojas Americanas, com 14%; Cielo, com 12% e Bohemia, com 10%.
Em 2016, o estudo tratou sobre Crise e Crescimento e lançou um olhar para as marcas que enxergaram na maior crise das últimas décadas a oportunidade para estreitar laços com os consumidores brasileiros e se valorizar ainda mais.
Veja a ordem das marcas mais valiosas e a variação do valor:
Itaú: 8%
Bradesco: 15%
Skol: 9%
Brahma: 4%
Banco do Brasil: 2%
Natura: 1%
Antarctica: 3%
Petrobras: -17%
Vivo: -8%
Cielo: 12%
BTG Pactual: -27%
Lojas Americanas: 14%
Renner: 17%
Ipiranga: 16%
Casas Bahia: -16%
Porto Seguro: 2%
Havaianas: 17%
Extra: -7%
Hering: -9%
Totvs: -1%
Bohemia: 10%
CVC
Rede: -9%
Magazine Luiza
Localiza: 7%
