
As forças iraquianas iniciaram a ofensiva para libertar Mossul do controle do Estado Islâmico, afirmou em comunicado na madrugada desta segunda-feira (horário local) o premiê iraquiano, Haider al-Abadi, segundo a rede americana de TV CNN.
A operação deve durar semanas ou mesmo meses. A coalizão internacional liderada pelos EUA e as forças iraquianas vêm realizando há mais de um ano ataques aéreos contra posições do EI com objetivo de enfraquecer os jihadistas. O Iraque concluiu neste domingo a mobilização de suas unidades na cidade de Al Qayara, que fica ao sul de Mossul, em sua preparação para a ofensiva que tem como objetivo expulsar o grupo jihadista da cidade.
Desde a semana passada, as forças iraquianas apoiadas pela aviação da coalizão internacional liderada pelos EUA vêm fazendo seus últimos preparativos para iniciar a ofensiva para libertar Mossul, o último bastião do Estado Islâmico no Iraque.
A cidade, a segunda mais importante do país, foi capturada pelos extremistas em junho de 2014. Neste ano, o EI foi perdendo parte dos territórios que controlava e a maior parte das cidades importantes, sendo Mossul seu domínio mais valioso na atualidade.