AB JAECIO

Jaécio Carlos*

A maioria das pessoas e empresas não vivem mais sem o uso da Internet em suas atividades. A tecnologia avançou  tanto que tornou-se imprescindível a convivência com ela. O Google transformou-se na maior enciclopédia mundial. Quase nada se faz sem consultá-lo, até mesmo pra fazer um simples doce caseiro.

O fenômeno das redes sociais conecta milhões de pessoas conversando, mandando vídeos, fotos, mensagens e bate-papos, numa nova aldeia global. Começou com o Orkut para fixar-se no Facebook, whatsapp e até mesmo nas mensagens curtas do Twitter.

Todo mundo conectado, ligado, atento aos movimentos em todo o planeta. Pela Internet assiste-se grandes espetáculos, localiza-se veículos monitorando rastreadores em tempo real. A mídia mudou também os hábitos dos anunciantes. Agora fica mais fácil colocar mensagens e anúncios  a custos ínfimos e estar presente em todo o mundo.

A TV sofre com o avanço do Youtube veiculando vídeos de filmes, programas, especiais de artistas famosos, etc. Os Correios sofrem com os e-mails que substituíram as cartas. Pouca gente escreve ou envia telegramas. O comércio físico também se ressente com o e-commerce e as gráficas, com os e-books da vida. As vídeo-conferências reduziram as despesas com viagens de executivos, uma vez que eles podem se reunir nos  próprios gabinetes.  vendo e ouvindo seus interlocutores, em tempo real.

Jornais e revistas impressos estão  fechando por falta de anunciantes e colocando seus jornalistas na inatividade. Quem não tiver um blog, está fora do mercado. O JB – Jornal do Brasil/RJ, começou a mudança encerrando suas publicações impressas e quem quiser ler o JB, só pela Internet. Economizou muito, com tinta, papel, equipamentos, pessoal para entrega, etc. Uma revolução no meio gráfico de jornal diário.

Aqui em Natal foram-se o Diário de Natal, O Poti e agora recentemente o Jornal de Hoje além de  revistas como Ideia, Vitrine, Informática em Revista, por exemplo, que não existem mais. Fala-se que a Tribuna do Norte irá deixar de imprimir o jornal diário, mantendo somente a edição on line, a partir de julho deste ano. Pode ser especulação, mas onde “há fumaça, há fogo”.

A Internet é, sem dúvida, a nova ordem mundial e a informática, o registro dessa evolução.

 *Jaécio Carlos – Editor de Revistas, Livros, Jornais e Palestrante motivacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *