Novo programa da CACB vai atuar em 12 capitais que serão sede da Copa do Mundo de 2014. Gestão, incentivo à formalização e acesso a crédito fazem parte da iniciativa
Um novo programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) vai buscar a capacitação do pequeno negócio em todas as regiões do Brasil. O Integra prevê a capacitação de micro e pequenas empresas, a certificação de estabelecimentos empresariais e a inserção mercadológica com foco na sustentabilidade. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Com duração de dois anos, o Integra será adotado, inicialmente, nas capitais de 12 estados: Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Nessas cidades, a realização da Copa do Mundo de 2014 vai gerar uma série de oportunidades de novos negócios. A intenção é expandir para outras cidades desses estados que terão impacto do aumento do número de turistas.
“O objetivo do programa é a capacitação gerencial e a formalização de empreendedores, além da certificação de estabelecimentos empresariais com o selo de excelência em gestão. É também incentivar as práticas do associativismo e da inserção mercadológica do micro e pequeno empresário em um ambiente de competitividade sustentável”, assinalou o coordenador nacional do Integra, Valério Figueiredo. “As ações do projeto serão estendidas a empreendedores informais para que sejam incluídos no mercado formal”, completou Figueiredo.
A meta do programa é capacitar 50 mil pessoas e certificar 15 mil estabelecimentos empresariais até setembro de 2014. Para certificar as empresas, a CACB vai criar um selo concedido aos estabelecimentos que seguirem uma série de regras voltadas a excelênciaem gestão. Essetrabalho será feito em parceria entre a Federação e Associação Comercial local.
O projeto engloba as federações, e as associações comerciais a estas ligadas, das capitais que integram o projeto com intenção de expandir para outras cidades situadas nos estados onde o Integra será implantado.
Fonte: Assessoria de Imprensa CACB