/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/G/q/yAQe1rQkC5WGix1DfZWg/whatsapp-image-2023-03-16-at-12.53.21.jpeg)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas para todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os avisos são válidos até às 10h da sexta-feira (17).
Um alerta laranja, de perigo, abrange 83 cidades das regiões Oeste, Central e Seridó. Outros dois alertas são amarelos e abrangem todo o litoral e demais regiões do estado.
O alerta de perigo laranja prevê possibilidade de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km por hora. Ainda segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, e não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, as pessoas devem desligar aparelhos elétricos e quadros gerais de energia.
Cidades em alerta laranja
- Acari
- Açu
- Afonso Bezerra
- Água Nova
- Alexandria
- Almino Afonso
- Angicos
- Antônio Martins
- Apodi
- Augusto Severo
- Baraúna
- Bodó
- Caicó
- Caraúbas
- Carnaúba dos Dantas
- Cerro Corá
- Coronel João Pessoa
- Cruzeta
- Currais Novos
- Doutor Severiano
- Encanto
- Equador
- Felipe Guerra
- Fernando Pedroza
- Florânia
- Francisco Dantas
- Frutuoso Gomes
- Governador Dix-Sept Rosado
- Ipanguaçu
- Ipueira
- Itajá
- Itaú
- Janduís
- Jardim de Piranhas
- Jardim do Seridó
- João Dias
- José da Penha
- Jucurutu
- Lagoa Nova
- Lajes
- Lucrécia
- Luís Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Martins
- Messias Targino
- Mossoró
- Olho d’Água do Borges
- Ouro Branco
- Paraná
- Paraú
- Parelhas
- Patu
- Pau dos Ferros
- Pedro Avelino
- Pilões
- Portalegre
- Rafael Fernandes
- Rafael Godeiro
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Rodolfo Fernandes
- Santana do Matos
- Santana do Seridó
- São Fernando
- São Francisco do Oeste
- São João do Sabugi
- São José do Seridó
- São Miguel
- São Rafael
- São Vicente
- Serra Negra do Norte
- Serrinha dos Pintos
- Severiano Melo
- Taboleiro Grande
- Tenente Ananias
- Tenente Laurentino Cruz
- Timbaúba dos Batistas
- Triunfo Potiguar
- Umarizal
- Upanema
- Venha-Ver
- Viçosa
Graus de severidade
| Perigo Potencial (amarelo) | Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário |
| Perigo (laranja) | Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades |
| Muito perigo (vermelho) | Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência |
Alertas amarelos
Ainda de acordo com o Inmet, no caso das demais regiões em alerta amarelo há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Fonte: G1RN