O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), que mede a variação de custos no setor, teve deflação em maio. O indicador teve queda de 5,12%, recuo de 5,81 pontos percentuais sobre a taxa de 0,69% registrada em abril, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em parceria com a Caixa, e divulgado nesta sexta-feira (7). Também houve queda na comparação com maio de 2012, quando o índice variou 0,66%.

De acordo com o IBGE, o resultado do mês reflete a desoneração da folha de pagamento de empresas do setor da construção civil, em vigor desde 1º de abril deste ano. A desoneração foi regulamentada através da Medida Provisória nº 601, de 28 de dezembro de 2012, tratando do cálculo dos encargos sociais, que retirou os 20% relativos à contribuição previdenciária incidente na folha de pagamento.

Desta forma, considerando o período de janeiro a maio, a variação acumulada aponta para queda de 3,42%, enquanto em igual período do ano passado havia registrado alta de 2,55%. No acumulado em doze meses, o Sinapi acumula baixa de 0,47%, ficando 6,07 pontos percentuais abaixo dos 5,6% registrados nos doze meses imediatamente anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *