O mercado brasileiro de ações mostrou pouco fôlego para avançar na tendência de alta e o Índice Bovespa terminou ontem perto da estabilidade, aos 86.444,66 pontos (+0,07%). O Ibovespa terminou a semana com ganho acumulado de 1,05%. No mês, há alta de 1,26%. O saldo líquido dos investimentos estrangeiros na bolsa ficou positivo em R$ 182,020 milhões na última quarta-feira, levando o acumulado de abril para R$ 3,630 bilhões.
A economia norte-americana cresceu à taxa anualizada de 2,3% no primeiro trimestre, acima da previsão de avanço de 1,8%, segundo o Departamento do Comércio. A aceleração mais forte fortaleceu apostas de que o Federal Reserve pode elevar os juros de forma mais intensamente, mas não chegou a impactar as bolsas. Isso porque, por outro lado, houve redução de 3,3% nos gastos em bens duráveis no período.
Na análise por ações, os destaques de alta ficaram com os papéis da Petrobras, que avançaram 0,29% (ON) e 0,35% (PN), apesar da queda dos preços do petróleo nas bolsas de Londres e Nova York. A petroleira informou que abriu processo para a venda de 60% de sua participação em ativos de refino e logística. Para isso, a empresa criou duas subsidiárias no Nordeste e no Sul para reunir os ativos que serão negociados nessas duas regiões.
