Fiscais do Ibama apreenderam um iguana adulto que estava sendo usado para tirar fotos com turistas nas dunas da praia de Pitangui, litoral Norte do estado. Segundo nota emitida pelo órgão, a captura do animal foi baseada na Lei de Crimes Ambientais, que afirma que é crime “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”.
As dunas de Pitangui têm um intenso tráfego de bugueiros, que levam turistas para apreciar a paisagem. Em função dessa aglomeração, surgem pessoas com animais silvestres colocando-os para que os turistas passem a tirar fotos das belezas naturais acompanhados dos animais. O chefe da fiscalização do Ibama disse que essa é uma ação que tanto pode acarretar na transmissão de doenças, bem como na perpetuação do confinamento desses animais.
O iguana foi levado às dependências do Ibama, analisado e solto na manhã de ontem no Parque das Dunas, área de preservação ambiental da nossa cidade.
