/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/r/ZL0IFSRVeU5Guuq1S7wQ/maraca-4.jpeg)
Operários começavam a erguer, na manhã desta terça-feira (31), a estrutura do hospital de campanha no complexo do Maracanã, na Zona Norte do Rio. Os leitos serão erguidos no espaço onde ficava o estádio de Atletismo Célio de Barros.
De acordo com o governo do Rio, o objetivo é aumentar a capacidade de atendimento.
“Toda essa logística está bem adiantada e deve ficar pronta em no máximo 15 dias”, disse o governador Wilson Witzel na semana passada.
Oito hospitais de campanha no RJ
Na segunda-feira (30), Witzel anunciou novos investimentos em hospitais e equipamentos para agilizar o atendimento a pacientes de Covid-19. Entre as ações, estão a montagem de oito hospitais de campanha no estado, com 1,8 mil leitos no total. A previsão é que as unidades sejam inauguradas até o dia 30 de abril.
“Os hospitais de campanha serão instalados no Maracanã, Jacarepaguá, Leblon, Caxias, São Gonçalo, Campos, Casimiro de Abreu e no Complexo de Gericinó. Cada hospital contará com 200 leitos”, afirmou Witzel, durante entrevista coletiva.
Evolução do coronavírus no RJ
Segundo Edmar Santos, as medidas restritivas contra o coronavírus começam a dar sinais positivos no estado.
“A nossa curva está em uma tendência ao achatamento. Esse sacrifício de ficar em casa parece que está fazendo efeito”, afirmou.
Santos, no entanto, frisou que “essa curva é para a gente comemorar ficando em casa”.
“Esse meu sacrifício de ficar tolhido, de estar passando por alguma privação até mais séria — e o governo vai buscar alternativas para isso — está valendo a pena, está salvando vidas. Esse é o recado dessa curva pra gente”, emendou.
O boletim desta segunda-feira (30) contava 18 óbitos por Covid-19 e 659 casos em todo o RJ.
O que é um hospital de campanha
O hospital de campanha é uma unidade provisória e conta com equipamentos, médicos e outros profissionais de saúde para atender apenas casos específicos de pacientes que tiveram a saúde afetada por alguma situação ou doença, como é o caso do coronavírus.
Normalmente, esses hospitais são construídos para dar apoio a outras unidades de saúde do estado.
Fonte: G1