Neste Dia Internacional da Mulher, além de deixar os meus parabéns a todas as mulheres potiguares, gostaria de relembrar entrevistas que fiz com mulheres de destaque no nosso Estado, que conquistaram o seu espaço na sociedade. Os temas giram em torno dos desafios da mulher com função diretiva e a ascensão da mulher nas atividades políticas e educacionais.
Desafios da Mulher com Função Diretiva
Entrevista com Valéria Barbalho Cavalcanti (Empresária/Diretora Administrativa da Clínica Pedro Cavalcanti) e Sovania do Monte (Arquiteta/Diretora Estratégica da Art Casa).
A mulher atual, moderna e dinâmica, conquista com ousadia e competência o seu espaço na sociedade. Em todos os segmentos e nas mais diversas áreas. Inclusive na atividade diretiva das empresas, sejam elas públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte. As mulheres dirigentes estão aí. Superando sempre inúmeros desafios, aliando sensibilidade e discernimento a uma grande capacidade produtiva. O que contribui, quase sempre, para um excelente resultado no desempenho das suas funções.
Nelson Freire.
Parte 2:
Parte 3:
A Ascensão da Mulher na Atividade Política
Entrevista com Wilma de Faria (Ex-Governadora do Estado pelo PSB) e Fátima Bezerra (Dep. Federal pelo PT).
A mulher hoje ocupa um espaço capital na sociedade. E isso é muito bom. Pois a capacidade produtiva, discernimento, competência e pró-atividade não são privilégios de um sexo apenas. Daí, tantas mulheres atuantes e vitoriosas em vários setores.Na organização sindical, na empresa privada, no setor público e principalmente na atividade política, onde de há muito deixaram de ser meras coadjuvantes. E isso em todas as esferas do Poder. Tanto que o Brasil elegeu ano passado a primeira mulher presidente. Na História do RN tudo começou com Alzira Soriano, o primeiro voto feminino do Brasil. Maria do Céu a nossa primeira deputada estadual. D. Nevinha, primeira suplente de Senador. A professora Wilma de Faria a primeira prefeita de Natal e também a primeira Governadora do Estado. Hoje temos prefeitas nas duas principais cidades e em vários outros municípios; mulher presidente do TJ; mulheres no legislativo municipal e estadual, inclusive duas na Câmara dos Deputados. E Rosalba Ciarline no Executivo Estadual. É a ascensão da mulher na política do Rio Grande do Norte. A confirmação de uma realidade muito bem vinda.
Nelson Freire
Parte 2:
Parte 3:
A Educação e o Ensino Superior Público e Privado
Entrevista com Angela Paiva (Reitora da UFRN) e Sâmela Gomes (Reitora da UNP). No quadro Cultura em Cena, a presença da Cantora Tania Soares
A qualidade do ensino básico no Brasil está na berlinda. Professores mal remunerados e alunos despreparados chegam ao curso superior com deficiências que as Universidades e as Faculdades não podem consertar. Muitos aplaudem programas criados pelo Governo, tipo Prouni e o Fies. Mas sobre o sistema de cotas estudantis há críticos severos. Para esses, a sua implantação aumenta o problema. Com a atual proliferação de faculdades, anualmente são colocados no mercado milhares de profissionais, nem sempre qualificados. O que traz à tona a questão do ensino técnico profissionalizante, ainda relegado a um segundo plano. Mas, há instituições de ensino superior que são reconhecidamente eficientes, sejam elas públicas ou privadas. Que primam pela qualidade do ensino. E investem e se reciclam. E por isso, são referências na área da educação superior. O sistema de avaliação de instituições e de cursos pode ser um indicador importante. Porem, o desafio da escolha certa, cabe ao estudante. Isso, se ele almeja ser um bom profissional no futuro, e não apenas obter a titulação de um nível superior. Nem sempre ele faz a melhor escolha.
Nelson Freire
Parte 2:
Parte3: