O passaporte do homem de 81 anos, Adauto Luiz de Souza, que vive há cerca de um mês no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, tem previsão para ficar pronto nesta quinta, segundo informou a assessoria da Polícia Civil nesta quarta-feira (28).
A Delegacia do Galeão está em contato com o banco que prestava serviços ao idoso nos Estados Unidos, para quem enviasse um cartão de crédito que permitisse a volta dele para casa. Um funcionário do aeroporto pagou a taxa devida e Adauto conseguiu dar entrada em um novo pedido de passaporte.
Apesar de ter nascido no município de Surubim, em Pernambuco, o homem vivia havia mais de 40 anos no país norte-americano e decidiu retornar ao Brasil para reencontrar a família.
Vinda ao Brasil
O registro da Polícia Federal dá conta que Adauto desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã do dia 12 de outubro deste ano. Ele conta que seguiu para Pernambuco em busca dos familiares, mas não os encontrou. “Eu fui lá, gastei tudo que eu tinha nesta viagem (cerca de 4 mil dólares) e não consegui achar nenhum deles”, disse.
Adauto de Souza confessou que não sabe como chegou ao Rio de Janeiro porque bebia muito na época em que chegou ao país, nem onde ficou seu passaporte. Ele chegou a ser encaminhado para um abrigo pelo Posto Avançado de Atendimento a Migrantes da Guarda Municipal, em 30 de outubro, mas retornou ao Galeão, onde vive com a ajuda dos funcionários. “Lá não era lugar para mim”, declarou.