som da mata 545119_328892993842210_1230526220_n

Neste domingo, a partir das 16.30hs o Som da Mata apresenta o Edmilson Cardoso Quinteto, grupo musical criado pelo percussionista da orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte e da Banda Sinfônica Cidade do Natal, bacharel em percussão e licenciado em música. No palco do Anfiteatro Pau-brasil, Edmilson com o seu xilofone será acompanhado por Gustavo Monte na guitarra, Raphael Lacerda no violão,Betão Tavares no contrabaixo e Kleber Moreira na percussão.

O grupo desenvolve um trabalho de popularização do xilofone, instrumento de percussão formado por teclas afinadas feitas de madeira, dispostas horizontalmente nas quais o executante deve tocar com baquetas apropriadas. Apesar de ser original de comunidades tribais da África e da Índia, o xilofone passou a compor o naipe de percussão erudita da música ocidental a partir de sua inserção nas orquestras sinfônicas europeias em meados do séc. XIX, fator que desde então o restringiu a ambientes sinfônicos e acadêmicos.

Por este motivo, o Edmilson Cardoso Quinteto trabalha para levá-lo de volta ao povo (de onde se originou) através da interpretação de músicas de gêneros musicais populares, como Choro, Frevo, Bossa Nova e Jazz, dentre outros, além de transcrições de obras eruditas compostas originalmente para instrumentos como piano e violino, mas com um toque do “swing brasileiro”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *