O aproveitamento do sol para geração de energia é uma das alternativas mais promissoras para a sobrevivência do planeta. Esse foi o tema central da palestra ‘Aquecimento Solar de Água’, promovida pela empresa Solar, em parceria com o CREA e IAB,em evento, realizado semana passada, que reuniu engenheiros, arquitetos e estudantes, no auditório do Conselho Regional de Engenharia.

O principal palestrante do encontro foi Hermano Morais, autor da lei nº 6.045, sancionada em janeiro de 2010, que estimula o uso de energia solar nas novas construções de Natal.

A Lei de Hermano determina que prédios em construção, acima de cinco pavimentos, devem dimensionar sua estrutura para atender, no mínimo, 50% de toda a demanda anual de energia necessária para o aquecimento da água nas piscinas. “Sempre me preocupei muito com a questão ambiental e usei o meu mandato de vereador em favor do desenvolvimento sustentável da cidade”, frisou.

Hermano ressaltou ainda o potencial do RN para a geração da energia solar. De acordo com ele, o Rio Grande do Norte está entre os três do país com maior índice de radiação solar. O potencial norteriograndense é cinco vezes maior que o da Alemanha, um do maiores produtores do mundo.

“Estima-se que um metro quadrado de coletor solar instalado evita o uso 215 kilos de lenha por ano, 66 litros de diesel por ano e a inundação 56 m² de terras férteis para a construção de hidrelétricas. Fico feliz em ter contribuído para minimizar esses danos”, finalizou Hermano Morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *