/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/m/a/LOHjeQTiKFmKyfGBOeGg/iraniana.jpg)
A Guarda Revolucionária do Irã anunciou nesta quinta-feira (18) que apreendeu no domingo (14) um petroleiro estrangeiro que contrabandeava combustível no Golfo Pérsico, de acordo com a televisão estatal.
A embarcação estrangeira contrabandeava um milhão de litros de combustível na Ilha Laraque do Golfo, segundo a emissora.
Não foi divulgado qual país é o proprietário da embarcação ou a nacionalidade da tripulação. Porém, o navio parece ser um petroleiro dos Emirados Árabes Unidos que desapareceu de rastreadores em águas territoriais iranianas no fim de semana, de acordo com a Associated Press.
No início do mês, o Reino Unido apreendeu uma embarcação iraniana na costa do território ultramarino de Gibraltar, no Mar Mediterrâneo, sob suspeitas de que tentava violar as sanções impostas pela União Europeia contra a Síria. O incidente causou tensão na região do Golfo Pérsico.
Os Emirados Árabes Unidos pediram uma redução das tensões entre os EUA, seu aliado histórico, e o Irã nas últimas semanas. Porém, o país apoia as sanções impostas pela administração de Donald Trump contra o Irã.
Tensão entre EUA e Irã
Em maio de 2018, o presidente Donald Trump cumpriu sua promessa de campanha e se retirou do acordo nuclear firmado pelo seu antecessor, Barack Obama, alegando que o Irã não cumpria os termos estabelecidos em 2015 e que financiava o terrorismo em outros países. Também foram reimpostas sanções econômicas, o que representou um pesado golpe sobre a já fraca economia iraniana.
Fonte: G1