/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/z/m/7zTphhT1O2Zv82NsZilg/whatsapp-image-2022-08-08-at-10.34.05.jpeg)
O grupo potiguar de dança contemporânea Movidos apresenta nesta quarta (10) o vídeodança Nuvem de Pássaros, no 2º Prêmio Festival Funarte Acessibilidança. O evento acontece no formato virtual e a exibição será às 20h, no canal do Youtube da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Com sede em Natal, o Movidos Dança tem promovido, desde 2018, uma nova perspectiva para a dança, a partir da investigação da identidade de corpos diversificados, sem padrões estéticos tradicionais. Composto por pessoas com e sem deficiência, o grupo teve o projeto audiovisual contemplado pelo Edital Dança Acessível – Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2021.
O vídeodança tem direção de fotografia, edição e montagem de André Rosa e conta com audiodescrição por Thiago Cerejera e May Barreto.
“A obra Nuvem de Pássaros teve sua primeira montagem na cidade de San José, na Costa Rica, junto ao grupo Ya Danza. Para a montagem em Natal, a equipe trouxe para a cena indivíduos que contribuem com suas movimentações e características singulares, criando mecanismos próprios para se unirem nessa grande revoada coletiva, mantendo uma abordagem artística que explora a dicotomia entre individualidade e coletividade”, explica Anderson Leão.
Sobre o Festival
Com o objetivo de promover a inclusão, a acessibilidade e democratizar a dança no país, o 2º Festival Acessibilidança Virtual, promovido pela Funarte, teve início no dia 8 de junho deste ano e vai até o próximo mês (setembro). Ao todo, 25 espetáculos foram premiados em todo o Brasil e o Nuvem de Pássaros é um deles.
Serviço
- Lançamento videodança Nuvem de Pássaros
- Quando: 10 de agosto 2022
- Horário: 20h
- Onde: Canal da Funarte
Fonte: G1RN